sexta-feira, 22 de fevereiro de 2013

1822 - Laurentino Gomes

" Como um homem sábio, uma princesa triste e um escocês louco por dinheiro ajudaram D. Pedro a criar o Brasil - um país que tinha tudo para dar errado."


Demorei, mas consegui ler 1822. Deveria ter engatado a leitura assim que terminei 1808, mas estava um pouco saturada de história. Posso dizer que o livro é ótimo!
Esclarece diversos pontos, que a escola confunde nossa linda cabecinha na 7ª e 8ª séries.
Só de saber que alguém teve a decência de buscar a real história de uma grande nação como o Brasil.
A gente já sabe que ninguém que governou o Brasil era flor que se cheire, e que por detrás de tantas máscaras, se escondia tantas histórias sobre os governantes e suas "políticas".
quando Dom Pedro I fez seu famoso "grito da independência", já rolava uma grande trama de grandes interesses, de como o Brasil serviria para Portugal.
Em 1808, D. João VI chega com sua trupe e em 1821 D. Pedro I se desentende com os pais e "fica" no Brasil. Puro interesse, porque ninguém quer perder tantas "riquezas", como Portugal.
Brasil, um país récem "descoberto", com tantas belezas, virgem de desbravamentos, índios e escravos à rodo para servir aos luxos de um povo europeu que nem sabia ter noções de higiene.
Não vou ficar transcrevendo trechos e defendendo o autor.
Só quero que vocês quando lerem este post, tenham mais curiosidade e busquem mais sobre nossa verdade, a verdade do povo Brasileiro, que não desiste nunca!!!!

Nenhum comentário: