sábado, 19 de janeiro de 2013

Guardião de Memórias - Kim Edwards


Começo este post falando o quanto este livro é sutil e leve e nos dá uma grande lição! Isto tudo foi porque, realmente me apaixonei.
As pessoas mais próximas já tinham comentado sobre e até já estava na lista de leitura, mas sabe como é né, fui adiando, adiando. Até que um dia, a minha amiga Lara chegou com ele em casa e disse: "- Leia, não tenha pressa. Todos lá em casa já leram, vai ficar guardado mesmo."E daí, peguei e levei o livro pra viagem e nada de ler, depois vai e vem. Passou um tempão, resolvi ler....Resultado: Camila apaixonada!
O Livro:
Um jovem casal se casa e está prestes a ter seu primeiro filho, eles estão decidindo os nomes, ser for menino será Paul, se for menina será Phoebe. 
Norah (a mãe) começa a sentir as contrações um dia de uma nevasca forte e David (pai), um médico ortopedista em ascensão, tenta levar a esposa para o hospital, mas não dá tempo, então ele resolve fazer o parto em sua clínica mesmo. com o auxilio da enfermeira Caroline, ele realiza o parto. 
Nasce um menino, Paul, mas a mãe continua em trabalho de parto, e é aí que David se dá  conta que será gêmeos. Nasce uma menina, Phoebe. Porém, David percebe uma certa diferença entre os filhos, Phoebe é menor e tem certas dificuldades, ele na hora constata que a filha é portatora de síndrome de down.
Imediatamente ele toma a maior e mais difícil decisão de sua vida. Ele pede para Caroline levar a menina para um asilo, "onde será melhor cuidada". Para a esposa, ele revela que ela tivera gêmeos, mas que a menina não resistiu e morreu. 
Agora ele e Caroline tinham um segredo entre si, um laço, que os uniria para a vida toda. 
Norah sente alegria por ter o filho, mas a angústia de perda a filha a corrói. E a vida do casal nunca mais é a mesma, algo se quebrara entre eles e nada seria capaz de uni-los novamente.
Caroline não consegue deixar a menina no tal asilo e resolve criá-la.
(pausa)
Não estou aqui para contar o livro inteiro e sim, para instigar sua vontade. A história é emocionante, tem altos e baixou e um desfecho que nunca poderia imaginar.
É comovente a narrativa!
Ressalva:
 O livro começa sua história em 1964, quando a medicina sabia bem pouco sobre a síndrome de down e como a história evolui, paralelamente evolui os conhecimentos sobre a síndrome, tanto em âmbito da medicina, como no social.

#EuIndico

Nenhum comentário: