sexta-feira, 25 de julho de 2014

Adultério - Paulo Coelho

" É melhor não viver do não amar."


Um tema qie é um "tabu" e mal visto pela sociedade. Mas o que leva uma pessoa bem sucedida, bem casada e com filhos, a procurar um outro parceiro ou parceira?
Este é o o novo livro do mestre Paulo Coelho.
Ele trata co sutileza e leveza a vida de "Linda", uma jornalista de 31 anos, casada e com filhos, mas que sente que sua vida está um vazio enorme e não sabe como preencher. Tenta buscar em diversos artifícios, mas é com um encontro inesperado com um antigo e primeiro amor que disperta sua vida novamente.
Ela começa seu "adultério" relembrando de sua juventude e como eram felizes e hoje não é mais assim. Depois ela vai virando a "amante vingativa", pois o homem que "la supostamente ama é casado". Ela começa a tramar mil e uma maneira de tirar sua rival da jogada, mas no fim, ela vê que não vale a pena.
O ponto final da estória é quando, ela tenta contar ao marido o que está acontecendo, mas ele toma a frente e diz que não importa o que houve e o que está acontecendo, ele a ama e quer ficar com ela. 
É aí que cai a ficha de nossa personagem e ela percebe que ela estava em um estado de depressão e precisava colocar nos eixos sua vida e que ela ama seu marido e seus filhos, que sãos as coisas mais importantes de sua vida.
Alguns trechos do livro:

"Paciência: o amor é paciente.
Bondade: é benigno.
Generoso: o amor não arde com ciúmes.
Humilde: não se vangloria, não se orgulha.
Delicadeza: o amor não se conduz inconvinientemente.
Entrega: não procura seus interesses.
Tolerância: não se exaspera.
Inocência: não se ressente do mal.
Sinceridade: não se alegra com a ijustiça, mas se regozija-se com a verdade." 9 pág. 104)

"Tudo  aquilo que buscamos com muito intusiasmo assim que atingimos a idade adulta - amor, trabalho, fé - acaba se transformando em em um fardo pesado demais." (pág. 120)

"A noite, com todos seus sortilégios, também é um caminho para a iluminação. Assim como o poço escuro tem em seu fundoa água que mata a sede, a noite cujo, mistérionos aproxima de Deus, traz escondida, em suas sombras a chama, capaz de acender nossa alma." (pág. 138)

" O amor não é apenas um sntimento, é uma arte. E, como qualquer arte, não basta inspiração, é preciso também muito trabalho." (pág. 173)

"Sonhar não é tão simples quanto parece. Pelo contrário. Pode ser perigoso. Quando sonhamos, colocamos em marcha energias poderosas e já não podemos mais esconder de nós mesmos  o verdadeiro sentido de nossa vida. Quando sonhamos, também fazemos uma escolha do preço a pagar." ( pág. 198)

"Quando se ama, é preciso estar preparar para tudo. Porque o amor é como um caleidoscópio, do tipo que usávamos para brincar quando crianças. Está em constante movimento e nunca se repete. Quem não entende isso, está condenado asofrer por algo que só existe  para nos fazer felizes." ( pág. 199)

"O amor também quer resultados, mesmo que todos que todos digam que não, o ato de amar se justifica por si mesmo." (pág. 202)

"O amor muda o tempo todo." (pág. 206)

"Amar para sempre é viver abundantemente. Amar para sempre é viver para sempre. A vida Eterna está atrelada ao Amor." (pág. 236)

"Busquemos primeiro o amor e todo o resto nos será acrescentado." (pág. 237)

"Amor a única coisa que vai permanecer quando a própria raça humana tiver se extinguido." (pág. 237)

"Niguém pode se obrigar a amar, tampouco pode obrigar a outra pessoa. Tudo o que se pode fazer é olhar o Amor, apaixonar-se por ele, e imit-a-lo." 9pág. 237)

"...Porque o amor gera mais amor." (pág. 237)

"Aquele que sabe Amar, ama a Verdade, alegra-se, com a verdade, não a teme , porque cedo ou tarde ela redime tudo. Busca a Verdade com uma mente limpa, humilde, sem preconceitos ou intolerância - e acaba satisfeito com o que encontra." ( pág. 238)

"Este  deve ser nosso objetivo no mundo: aprender a amar." (pág. 238)



Nenhum comentário: